sexta-feira, 11 de março de 2011

CONHECIMENTO VIRTUAL

     A Casa de Cora Coralina, que abriga livros, fotos e cartas da escritora, entre outros objetos, fica na Cidade de Goiás, em Goiás. É possível conhecer o acervo do museu pela internet. O site www.eravirtual.org reproduz as exposições de quatro museus brasileiros - a previsão é de que mais oito sejam digitalizados. Além da Casa de Cora Coralina, estão disponíveis  o Museu de Artes e Ofícios (MG), o Museu do Oratório (MG), a Casa Fiat de Cultura (MG) e o Museu Nacional do Mar (SC). O acesso é gratuito.
     O projeto foi desenvolvido a partir do olhar de um observador real. O internauta tem uma visão de 360 graus de qualquer ponto do prédio do museu. Todas as obras dos acervos expostos podem ter a visão ampliada - em muitos casos, é possível girar o objeto para vê-lo de todos os ângulos.Há textos explicativos sobre cada setor e cada obra da exposição. Além disso, o percurso pode ser acompanhado por um guia virtual que transmite ao internauta informações sobre o lugar e seu acervo.
     Ainda na internet, é possível ter acesso a 44 livros das áreas de ciências humanas, sociais e aplicadas, linguística, letras e artes. Digitalizadas em março de 2010, pela Fundação Editora da Unesp (FEU), as obras estão no link www.culturaacademica.com.br. O projeto prevê a publicação de 600 livros eletrônicos em dez anos. Em 2010, 58 livros foram selecionados e editados.

Vale a pena conferir!

 
Extraído da Revista Educação - Ano 14 - n.º 157 - Mosaico - Beatriz Rey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário