sexta-feira, 11 de março de 2011

NETIQUETA

O que é Netiqueta? é o conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso que proporcionam o uso da internet de forma mais amigável, eficiente e agradável.

Principais regras de etiqueta na internet:

Maiúsculas: Nunca se deve escrever usando apenas as letras maiúsculas,  isso significa que a pessoa está gritando. 

Mensagens chatas: Evite enviar mensagens de propagandas não-solicitadas, “correntes” e outras mensagens do tipo. Isto é muito desagradável.

Emoticons: O emoticon é legal quando usado da forma correta, como por exemplo, para demonstrar sentimentos. Não deve ser usado como como elemento próprio do texto, pois muitas vezes não é possível identica o que a pessoa que dizer.

Fugir do assunto: Ao usar um comunicador instantâneo, nunca fuja do assunto. Mesmo que aquilo não lhe interessa ou é desagradável, diga algo, mesmo que finalizando o assunto, para mostrar que você leu a mensagem.

Tópicos Chamativos: Nunca crie tópicos em fóruns com títulos muito chamativos e escandalosos. Procure relacionar o título com a mensagem em questão.

Ofensas: Principalmente em sites de relacionamento, não é difícil encontrar discussões ofensivas. Se voce for ofendido, não revide. O melhor caminho é ignorar.

O POETA NA REDE

     Está disponível na Biblioteca Brasiliana USP o acervo completo de poemas do poeta e compositor Vinicius de Moraes. Sua obra poética compreende 15 livros, doados pelo bibliófilo José Mindlin. Entre as obras digitalizadas, estão O Caminho para a distância (1933), seu primeiro livro; a primeira edição de Orfeu da Conceição (1956); e o Livro de sonetos (1957), um dos mais populares do poeta, e outros títulos. Depois da popularização de suas letras musicais, os poemas de Vinicius acabaram em segundo plano em termos de conhecimento público. O projeto ajuda a reparar esse desvio.
     A digitalização e publicação de sua poesia só foi possível graças à autorização especial concedida pela empresa detentora dos direitos da obra de Vinicius. Sua obra só cairia em domínio público em 2040. Os livros estão no endereço www.brasiliana.usp.br.    

Da Revista Educação - n.º 158 - Betriz Rey

 

CONHECIMENTO VIRTUAL

     A Casa de Cora Coralina, que abriga livros, fotos e cartas da escritora, entre outros objetos, fica na Cidade de Goiás, em Goiás. É possível conhecer o acervo do museu pela internet. O site www.eravirtual.org reproduz as exposições de quatro museus brasileiros - a previsão é de que mais oito sejam digitalizados. Além da Casa de Cora Coralina, estão disponíveis  o Museu de Artes e Ofícios (MG), o Museu do Oratório (MG), a Casa Fiat de Cultura (MG) e o Museu Nacional do Mar (SC). O acesso é gratuito.
     O projeto foi desenvolvido a partir do olhar de um observador real. O internauta tem uma visão de 360 graus de qualquer ponto do prédio do museu. Todas as obras dos acervos expostos podem ter a visão ampliada - em muitos casos, é possível girar o objeto para vê-lo de todos os ângulos.Há textos explicativos sobre cada setor e cada obra da exposição. Além disso, o percurso pode ser acompanhado por um guia virtual que transmite ao internauta informações sobre o lugar e seu acervo.
     Ainda na internet, é possível ter acesso a 44 livros das áreas de ciências humanas, sociais e aplicadas, linguística, letras e artes. Digitalizadas em março de 2010, pela Fundação Editora da Unesp (FEU), as obras estão no link www.culturaacademica.com.br. O projeto prevê a publicação de 600 livros eletrônicos em dez anos. Em 2010, 58 livros foram selecionados e editados.

Vale a pena conferir!

 
Extraído da Revista Educação - Ano 14 - n.º 157 - Mosaico - Beatriz Rey.